Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

14 de mai de 2010

Nomes famosos: Sócrates


"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
(Sócrates)

Ele corresponde a um importante ícone na cenário filosófico da Grécia antiga, que teria nascido por volta de 470 a.C na cidade de Atenas e dedicado sua vida à meditação e ao ensino de Filosofia sem cobrar nada em troca. Sócrates julgava que deveria servir a sua pátria através de uma vida justa e formando cidadãos sábios e honestos. Para ele, o objeto da ciência é o inteligível, o conceito que se exprime pela definição. Este conceito é obtido por meio de um processo dialético, chamado por ele de indução, consistindo em comparar vários indivíduos de mesma espécie, eliminando diferenças particulares e qualidades mutáveis, retendo-lhes o elemento comum, a natureza, a essência. Esta era a indução socrática.

Uma das características marcantes da filosofia de Sócrates é a introspecção: "Conheça-te a ti mesmo" como sendo o ápice da Sabedoria. Ele reconhece também que, acima das leis mutáveis dos homens, haveria uma lei natural, independente do homem, universal, que seria a expressão da vontade divina promulgada pela voz da consciência. O seu maior interesse filosófico foi o ser humano. Ele defendia que a instrução não deveria ser fruto da imposição, mas da razão constitutiva do espírito humano. O pensamento socrático é desprovido da metafísica. Seu caráter e seus discursos também faziam com que ele causasse descontentamentos populares, criando inimizades.

Em vida, teria se casado com uma mulher muito mais jovem do que ele chamada Xântipe e teria sido pai de 3 filhos: Lamprócles, Sophroniscus e Menescenus. Sócrates Foi acusado de heresia e também de corromper a juventude de sua época. Ele preferiu não se defender das acusações e muito menos fugir de Atenas, como teria sido a ele proposto por um de seus discípulos, Criton. Em sua condenação à morte, teria sido levado a ingerir um veneno chamado cicuta, morrendo aos 71 anos de idade. Não há evidências de que Sócrates deixou alguma obra escrita. O que conhecemos a respeito de sua vida e seu pensamento provêm das obras de 2 de seus discípulos: Xenofonte e Platão, e sua filosofia influenciou significativamente na formação das sociedades pós-socráticas.

Mais sobre a vida de Sócrates em:

http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Socrates

[ ]´s

Um comentário:

  1. Olá!

    Eu mudei o nome do meu blog e peço a você se possível mudar o meu banner, o que criei ficou em tamanho 120x60, e é melhor, e mais adaptável.

    Agradeço a atenção!

    Bjos.
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget