Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

16 de jun de 2009

Ebooks X Papel

.
"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros." (Bill Gates)





Não é novidade que a internet se encontra cada vez mais presente na vida do ser humano e que o nosso mundo anda se tornando mais "digital" devido a este fato. Além do amplo acesso à informações que dispomos na atualidade, a internet nos possibilitou comunicações facilitadas à longa distância, a adquirir filmes, séries, músicas, e também, Lívros,(e gerando assim uma polêmica discussão sobre violações de direitos autorais).
.
No que diz respeito a livros em formato de PDF ou de documento do Word, encontramos uma imensa variedade de títulos (ebooks)que podem ser baixados! Me chamou atenção quando foi levantada uma questão sobre uma possível e gradual "extinção" de nossos velhos livros de papel à medida em que os "livros digitais" forem ganhando espaço. A figura ao lado mostra o Kindle 2, um equipamento que além de possuir outras funções, é principalmente um leitor de ebooks.
Particularmente admito que além dos bons e velhos livros de papel, também me tornei um adepto de ebooks. Porém, para mim os ebooks não substituem jamais o ato de folhear um bom livro, de sentir o cheiro de livros novos depois de sair com sacolas de uma livraria. Não substitui aquele companheiro inseparável que costumamos deixar em cima de nossas mesas de cabeceiras. Possuo alguns títulos de livros em pdf e outros que não são digitais e que habitam as prateleiras de uma minibiblioteca particular. De certa forma me adaptei aos dois tipos. Mas não trocaria o papel pelo digital. E particularmente penso ser muito improvável que os tradicionais livros percam espaço para os eletrônicos. Do mesmo modo que um software desenvolvido para se fazer desenhos e pinturas numa tela de computador também não substituiria a mão do artista portando lápis, pinceis e tintas para rabiscar lindas obras em telas.
.
Gosto muito de incentivar e divulgar a leitura como uma atividade extraordinária, que nos ensina muito mais do que uma boa parte da programação da TV aberta! Digital ou de papel,romances, suspenses, filosofia ou outros, o importante é ler. É uma excelente forma de adquirir conhecimentos, e além disso, uma excelente forma de conhecer a si mesmo!

[ ]´s


2 comentários:

  1. É, hoje em dia não tem mais como evirar o pdf. Ainda não experimentei um ebook, mas acho que me adaptaria bem.

    Mas assim mesmo, nada melhor do que nosso velho amigo de papel...

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente! nenhuma tecnologia nos dá o que o livro impresso é capaz de proporcionar!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget