Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

13 de mar de 2010

Pirâmides Egípcias de Gizé


"Querem conhecer a civilização de um povo? Reparem naqueles que erguem monumentos" (Cesare Cantú)


Vamos supor que estamos embarcando em uma viagem turística para o Egito. Se nos perguntarmos qual seria o principal cenário onde gostaríamos de registrar fotografias que permaneceriam em nossos álbuns como lembranças desta maravilhosa viagem, muito provavelmente seria o cenário onde possam ser vistas as grandes Pirâmides de Gizé. Estruturas colossais construídas com a utilização de blocos de pedra de grande peso, interconectadas desde a base até o ponto mais alto, há mais de 2000 anos A.C. Existem dezenas de pirâmides conhecidas no Egito, porém, as piramides de Gizé são, sem sombra de dúvida, as que merecem maior destaque. A figura seguinte mostra o mapa do Complexo de Gizé (clique na figura para ver em maior tamanho).


As 3 maiores pirâmides são: A Pirâmide de Queops (Khufu); A Pirâmide de Quefren (Khafre) e a Pirâmide de Miquerinos (Menkaure), que representam nomes dos três faraós (pai, filho e neto, respectivamente) para os quais elas foram erguidas. As piramides menores encontradas próximas a elas são conhecidas como "Pirâmides das rainhas". A pirâmide de Queops , também conhecida como a Grande Pirâmide, é a maior delas e representa a última das 7 maravilhas do mundo antigo que permanece inabalável até os dias atuais.

A Grande pirâmide é o mais pesado monumento já construído pelo homem, com cerca de 2,8 milhões de blocos de pedra, pesando em média 2,5 toneladas cada um. Em seu interior, ela contém a inscrição com nome do faraó para quem ela foi construída(Khufu), o que favorece a idéia da sua construção pelos antigos egípcios, dificultando interpretações alternativas.

Os Antigos habitantes do Egito acreditavam na vida após a morte (assim como em muitas outras culturas). Havia uma certa hierarquização em relação ao sepultamento, onde pessoas menos favorecidas eram sepultadas no deserto, outros possuiam condições de pagar a própria mumificação e a construção de túmulos. Pessoas ainda mais ricas eram sepultadas em estruturas denominadas mastabas (figura abaixo). Já os faraós e as raínhas possuiam a honra de serem sepultados em pirâmides. Dentro da crença egípcia havia uma nítida associação entre a maneira pela qual um indivíduo era sepultado com a continuidade da vida no pós-morte.

Desenho esquemático de uma mastaba

Um dos maiores mistérios envolvendo estas gigantescas obras, seriam os métodos pelos quais elas teriam sido construídas, existindo diversas hipóteses para explicar a construção de tais estruturas. As primeiras descrições históricas sobre como as pirâmides teriam sido construídas são atribuídas a Heródoto ( Sec. V A.C.) e a Diodorus Siculus (Sec. I A.C.) Há aqueles que acreditam que as pirâmides tenham sido construídas através de tecnologia alienígena, ou pelos remanescentes de uma suposta civilização bastante avançada em relação aos seres humanos " comuns" daquela época e que pertenciam ao " continente perdido" da Atlântida . Um dos argumentos dos proponentes deste tipo de hipóteses seria a impossibilidade de que os seres humanos "comuns" do passado dispusesse de meios e tecnologia para erguer monumentos deste tipo. Mas será que era mesmo impossível?

Para a construção das pirâmides haviam as etapas de :

- Nivelamento do terreno;
- Alinhamento da base com os pontos cardeais;

- Corte dos blocos de pedra e transporte até o local da construção;

- Empilhamento dos blocos.


Na construção, teriam sido utilizadas alavancas e grandes rampas (figura abaixo) com o objetivo de empilhar os pesados blocos de pedra. Milhares de trabalhadores (e não escravos, como muitos acreditam) teriam dedicado esforços para erguer as pirâmides, muitos deles eram trabalhadores especializados enquanto outros trabalhavam em regime temporário.

Rampas que teriam sido usadas na construção
Apesar de não haver uma unanimidade em relação ao modo exato pelo qual foram construídas, não há a necessidade de buscar explicações místicas ,fantásticas ou "sobrenaturais" para a contrução das Pirâmides de Gizé (ou quaisquer outras pirâmides), pois é perfeitamente possível que pessoas "comuns" daquele tempo com os seus recursos disponíveis e a força de trabalho empregada sejam suficientes para estabelecer uma base hipotética plausível. Pode ser que hajam muitos mistérios em torno das pirâmides egípcias, porém a realidade talvez seja muito mais simples do que muitos imaginam.

Referências e sugestões de leitura

- Who built the great pyramid?

http://jcolavito.tripod.com/lostcivilizations/id10.html

- A Construção das Piramides

http://www.projetoockham.org/misterios_piramides_1.html

- Egyptian pyramid contruction techniques

http://en.wikipedia.org/wiki/Egyptian_pyramid_construction_techniques

- Uma assinatura na grande pirâmide?

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2240/uma-assinatura-na-grande-pirmide

- How old are the Pyramids?

http://www.aeraweb.org/how_old.asp

[ ]´s

2 comentários:

  1. As pirâmides são tão belas e mostram grandes obras e que dão grande trabalho, consigo um pouco imaginar como deve ser, mais é muito pesado e por causa disso acreditam que tem a interferência de alienigenas, isso não sei, apesar de crer que eles existem, com a força de vontade acredito que é possível contruir maravilhas. :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Te indiquei o selinho Prêmio Blog Vip que está no meu blog.
    Se quiser aceitá-lo coloque em seu blog e siga as regras.

    Bjs e Boa Tarde! :D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget