Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

27 de mai de 2009

Regras Para um Bom Debate


" Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-las " (Voltaire)

Na internet podemos encontrar variados foruns de debates, como por exemplo, nas comunidades do Orkut, onde em muitas delas há discussões a respeito de vários temas. Infelizmente, a maioria desses debates não são de boa qualidade, devido a motivos como desrespeito, intolerância e agressões devido a discordâncias ou provocações. Tomei a liberdade de escrever um conjunto de regras que considero fundamentais para uma discussão saudável:


1- Respeito entre aqueles que participam do debate

Em primeiro lugar é necessário que um indivíduo X esteja consciente de que o outro indivíduo Y que está presente no fórum é alguem que tem todo o direito de ter a respectiva opinião em relação ao tema que esta sendo debatido e vice versa. Deve ser entendido que pessoas possuem pontos de vistas diferentes, logo é comum haver discordâncias, mas não há a necessidade de se tomar como ofensa os argumentos que contrariam a sua opinião. Se alguém não pensa como você, respeite-o(a) e discutam idéias, sem atacar a pessoa.

2- Seja direto e objetivo

Proucure expor a sua opinião ou argumentação de maneira clara, da forma mais simples possível de modo a facilitar o entendimento geral. Se necessário utilize recursos como imagens, vídeos ou citações extraídas de fontes confiáveis para dar mais embasamento ao que quer expor.

3- Saiba discordar de uma opinião sem precisar desmerecer à pessoa que está debatendo com você

Quando alguem discorda da opinião de outra pessoa e essa discordância vem acompanhada de ironias, sarcasmo, deboches ou deixando transparecer uma suposta superioridade em relação a ela, na verdade está fazendo uma provocação, e assim, está sujeito a ser respondido de igual forma ou pior, podendo originar desagradáveis agressões. As vezes uma pitada de ironia serve para dar uma agitada no debate, mas deve ser controlada para que o outro não se sinta ofendido ou inferiorizado.

3- Honestidade intelectual sempre

Em um debate, não queira ser algo que você não é. Não utilize textos ou citações de outros autores como se fossem SEUS e não use mentiras para tentar fazer com que a discussão fique a seu favor. Nada contra utilizar textos de outros autores como REFERÊNCIAS , mas ao final deles, cite o nome do autor ou da fonte onde o texto foi extraído. Seja honesto consigo mesmo e com os outros.

4- Evite falácias ( veja o que são falácias em http://str.com.br/Scientia/falacias2.htm )

Evite utilizar falácias durante um debate. Colocações falaciosas são invalidas e não servem como argumentos. Uma vez identificada e classificada a falácia, demonstrada estará a invalidade da tentativa de argumentar por esse modo.


4- Evite dizer ao "oponente" de debate que ele está errado

A não ser que você possa justificar de modo coerente que ele realmente está errado

5- Proucure ter paciência caso a discussão estiver tomando um rumo em direção a agressões

Se possível, faça o que puder para contornar a situação e para que a mesma possa retornar ao normal.

6- Não distorça argumentos alheios

Não queira utilizar os argumentos do oponente a seu favor tentando fazer pequenas mudanças de modo a alterar o significado. Isto também pode ser considerado como algo desonesto.

7- Conclusões

Proucure encerrar um debate de modo sensato, sem tentar impor a sua opinião. O final de um debate ideal é aquele que deixa pre- requisitos para reflexões e possíveis aprendizados, mesmo que não haja mudanças nas posições ideológicas de cada um.


[ ]´s

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget