Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

29 de mai de 2009

HIV e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)


O Vírus HIV (Human Immunodeficiency Vírus), é o responsavel pela causa de uma enfermidade que assola os quatro cantos do planeta. Uma doença com o poder de fazer com que o sistema responsável pela defesa do organismo se torne ineficaz no combate de outras menos severas, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).Em todo o mundo, Uma grande quantidade de recursos é investida em campanhas de prevenção, nas pesquisas e no tratamento de pacientes portadores da síndrome. Mas o que na verdade vem a ser o HIV e de que maneira ele pode ser tão prejudicial ao corpo humano? É o que veremos nos escritos seguintes.
.
O Vírus infecta uma variedade de células do sistema Imunológico humano, entre elas, os:

.
- Linfócitos Auxiliares TCD4+:
http://en.wikipedia.org/wiki/T_helper_cell
.
- Macrófagos:
.
- Células dendríticas:
.

O Vírus foi descoberto em uma época relativamente recente, na decada de 80 e já infectou dezenas de milhões de pessoas e consequentemente milhões de mortes foram atribuídas as mazelas provenientes da imunodeficiência causada pelo HIV. Ele pertence a família Retroviridae, e gênero Lentivírus. Existem os tipos HIV- 1 e HIV-2 que apresentam pouquíssimas diferênças entre si. Seu genoma constitui de 2 fitas idênticas de RNA, possui envelope lipídico e glicoproteínas em sua superfície, responsáveis pela interação com receptores na célula q será atacada.

.
Esquema da estutura do vírus:



Vejam a animação da replicação e ciclo de vida do HIV na página do You Tube:


A AIDS começa com infecção aguda, controlada parcialmente por uma resposta imune e, posteriormente, progride p/ infecção crônica dos tecidos linfóides periféricos. A evolução da doença pode ser acompanhada pela dosagem da quantidade de vírus no plasma e pela contagem de células T CD4+ no sangue do paciente. A perda de linfócitos T CD4+ em pessoas infectadas é devido, principalmente aos efeitos tóxicos diretos da infecção pelo HIV.


O Vírus possui diversos tipos de mecanismo de evasão do sistema Imune, tais como:


1- Elevada taxa de mutação por ser propenso a erros de transcrição reversa, e desse modo pode escapar da detecção por anticorpos ou pelas células T produzidas em resposta às proteínas virais antes da mutação.

2- Presença de proteínas q mudam a expressão gênica de Células do sistema imunológico conhecidas como Apresentadoras de Antígenos
.
.
Assim escapam da ação dos linfócitos T citotóxicos:
.
.
3- A infecção pode inibir preferencialmente as respostas imunes mediadas por células. Veja o que é esse tipo de resposta em:
.

Todos esses efeitos causam uma queda grave nas defesas do paciente, podendo levar a pioras cumulativas em seu quadro clínico, e, consequentemente levá-lo à morte. Sobre a transmissão, é importante lembrar de que o vírus está presente também no sêmem e pode ganhar acesso em um dos parceiros (durante a relação sexual) através de minúsculos ferimentos q por ventura possam ocorrer durante o ato. É possível também a transmissão através do leite materno.

Os trabalhos para desenvolvimento de uma vacina se tornam complicados devido ao potencial genético do vírus p/ grande variabilidade antigênica, q é um reflexo de sua alta taxa de mutabilidade.No Blog da Revista Horizonte, há uma entrevista com o Dr. Roberto Giraldo, q defende uma "hipótese" de q o HIV NÃO seria a Causa da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Entrevista completa em:
.
.
Porém não é o q as evidências mostram, vejam em :
.
.
Infelizmente o número de casos da doença aumentam consideravelmente em todo o mundo. Enquanto não temos alguma solução, a prevenção continua sendo sempre o melhor caminho!


[ ]´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget