Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

6 de fev de 2010

Emoções Humanas: Saudade

"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."(Mario Quintana)

"Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue."(Adriana Falcão)

Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.
(Carlos Drummond de Andrade)


A cada ano que completamos nesta grande jornada chamada vida, a nossa mente ,em certos aspectos se resume em um acúmulo de lembranças de acontecimentos que deixaram marcas em nossa experiência como seres humanos. Pessoas entraram e saíram dos nossos círculos de amizade e/ou convívio. Conhecemos lugares que nos causavam uma imensa satisfação por estarmos lá. Nos apaixonamos; participamos de eventos; fizemos coisas que nos deixaram orgulhosos de sermos nós mesmos. No momento presente sempre temos uma incerteza em relação ao futuro, mas a respeito de tudo aquilo que ficou para trás, uma palavra tem um grande poder de mexer com os nossos sentimentos: Saudade!

De acordo com Michaelis- Moderno Dicionário de Lingua Portuguesa, a saudade é definida como:

sf
(lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia.


A saudade se manifesta de diversos modos na vida das pessoas. Sentimos saudades de pessoas que convivem conosco, mas que durante um determinado período de tempo se encontra em outro lugar devido a uma viagem. Sentimos saudades de amigos de infância, ou familiares que, devido as circunstâncias da vida, foram viver em outra cidade, outro estado ou outro país.Temos saudades de maravilhosos momentos que vivemos em um passado próximo ou distante e, que por alguma razão não podem acontecer no presente. Pensamos na alegria que teríamos se aquilo pudesse ser realidade no instante em que a lembrança nos assalta a mente. Saudade também temos dos lugares especiais por onde pisamos. Algumas vezes sentimos saudades até mesmo do tempo em que éramos crianças, quando ainda estávamos começando a descobrir o mundo.


Particularmente eu guardo boas lembranças de minha infância. Me lembro que há muito tempo havia uma árvore de carambola em meu lar e um balanço de cordas e madeira, que ficava amarrado em um ramo horizontal da mesma árvore. Todos os dias após almoçar eu gostava de escalar a árvore e ficar lá em cima durante horas. Meus pais decidiram cortá-la, temendo que algum acidente que pudesse vir a acontecer comigo. Lembro de ter derramado lágrimas quando vi que aquela árvore não mais existia. No fundo eu tenho um pouco de saudades deste tempo.

Observamos mães que sentem saudades dos filhos que saíram de casa em busca de boas oportunidades de trabalho ou estudo em um outro lugar; esposas que aguardam ansiosamente o retorno dos maridos que viajaram a negócios e filhos que sentem a saudade de pais que , infelizmente não mais voltarão porque a chama da vida se apagou, embora as recordações sempre irão permanecer em suas memórias. Excetuando este último caso, a sensação de felicidade é imensa quando temos a oportunidade de abraçar pessoas cuja saudade se estendeu por meses ou anos.Daí a importância do termo "matar saudades", uma expressão que usamos comumente dentro deste contexto.

A saudade pode levar a sensações tanto de alegria quanto de tristeza. Em certas horas sorrimos ao lembrar de um acontecimento feliz. Ficamos a imaginar se algo assim voltará a nos acontecer e ainda poderemos estar sorrindo. Por outro lado, também poderemos nos entristecer se porventura não controlarmos as nossas emoções e começarmos a pensar no vazio interior causado pela lembrança de algo ou alguem que nos faz falta. Assim , ao invés de nos sentirmos felizes pela boa lembraça de algo que tivemos oportunidade de vivenciar, podemos nos apegar à idéia da ausência daquilo que nos motiva a sentir saudades. Isso poderá gerar um certo desequilíbrio emocional.

A saudade de forma alguma deveria alimentar a inércia pessoal, mas será que somos amadurecidos o bastante para compreendermos que na vida certos eventos ou pessoas poderão não mais voltar? E mesmo que não voltem, muitas coisas ainda estão a acontecer, muitas pessoas ainda iremos conhecer e aquelas que já conhecemos, iremos reencontrar. A vida é e sempre será cheia de momentos únicos e pessoas únicas que por ela irão passar e, poderão vir a passar novamente, ou não. Sentir saudades é um dos atributos da personalidade humana que muito influencia no nosso crescimento pessoal. Ainda teremos muitos motivos para carregar conosco esse sentimento, porém cada um de nós deve encontrar um modo saudável de conviver com o mesmo. Em breve voltaremos a ver pessoas que estão longe; em um futuro poderemos retornar a um lugar que um dia tivemos o prazer de conhecer; um dia poderemos vivenciar um evento similar ao que um dia vivenciamos, ou até mesmo algo que cause um impacto muito mais intenso e contínuo do que outrora. Algumas saudades irão embora, outras permanecerão indefinidamente. Independente do que elas representam para nós, sempre trazem grandes lições nesta maravilhosa e intrigante escola chamada vida!

[ ]´s

5 comentários:

  1. "Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela" /tô passando por isso constantemente

    aiin até parece qe as coisas de "saudades" estão me perseguindo D:

    tão lindo seu Blog *--*'~

    well, saudades pode ser tão amarga quanto doce...
    Senti-la significa qe você teve moemntos marcantes *-*'~
    tenho muitos ^-^

    comentei e segui ^^ poderia fazê-lo tbm ? ><'

    Kern Storge ~
    www.kernstorge.blogspot.com
    Teen-Life ~A Flor-da-Pele~
    So thank's

    ResponderExcluir
  2. muito interessante os posts, ainda mas quando se trata de momentos filosoficos, não tem nada melhor do que isso *-*
    Parabéns, Sucesso :D

    http://hell-boyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A saudade se forma quando passamos por momentos felizes,emocionantes com pessoas que amamos, li uma frase assim uma vez, "A saudade é a prova de que o passado valeu a pena.",a saudade pode nos fazer sorrir ou chorar, ficou bem compreensível o que é saudade, seu texto está ótimo.:D

    *___*

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Estou gostando de ler esses posts feitos por você com um lado mais emocional e reflexivo.Muito interessante.Bem,você escolheu um tema bem conflitante.É como se os nossos sentimentos ficassem numa caixinha onde guardam boas e más recordações.Saudade.Na maioria das vezes sinto por ter feito algo que não era para ter sido feito,ou que não aproveitei o suficiente o que era para ser aproveitado.É delicado explicar porque apesar de ser um sensação boa,dói.É um sentimento misto.talvez inexplicável.A verdade é que encontramos na saudade a esperança.Esperança de reviver momentos maravilhosos e especias que se eternizaram em nossas mentes.Texto maravilhoso.Amo seu blog.

    :-*


    www.merelyephemeral.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget