Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

28 de fev de 2010

Nomes Famosos: Nicolau Copérnico


A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil (Nicolau Copérnico)

Nascido em Fevereiro de 1473, Nicolau Copérnico foi um destacado astrônomo e matemático (exercendo também outras atividades) polonês, considerado o pai da Astronomia moderna. Ele desenvolveu a teoria heliocêntrica, na qual o Sol passaria a ocupar o centro do sistema solar. Este modelo contrariava o geocentrismo, o modelo no qual a Terra era tida como o centro do Universo e os todos os corpos celestes giravam ao seu redor (modelo formulado por Aristóteles e Ptolomeu e era bem aceita na época).

A Teoria Heliocêntrica foi publicada em seu livro De Revolutionibus Orbium Coelestium (Da Revolução das Esferas Celestiais) e posteriormente viria a ser melhorada por cientistas como Galileu Galilei e Johannes Kepler e Isaac Newton, cujos trabalhos resultariam em uma compreensão mais aprofundada da dinâmica do sistema solar. Entre as importantes realizações de Copérnico estão:

- A introdução do conceito de que a Terra representa apenas um planeta dentre outros que também orbitavam o Sol.

- Organizou os planetas de acordo com a distância de cada um em relação ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno (Urano, Netuno e Plutão seriam descobertos mais adiante).

- Determinou a distância dos Planetas ao Sol, de acordo com a distância Terra-Sol.

- Deduziu que a velocidade orbital dos planetas varia de acordo com a proximidade de cada planeta ao Sol. Quanto mais próximo, maior é a velocidade orbital.

- Explicou os equinócios atrravés da mudança no eixo de rotação da Terra e a causa das estações do ano.

Copérnico morreu no ano de 1543, pouco tempo depois da publicação de sua obra
De Revolutionibus . Suas idéias representaram um grande passo para os novos estudos em astronomia que surgiriam nos anos futuros.

Saiba mais sobre a vida e obra de Nicolau Copérnico em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nicolaus_Copernicus
http://en.wikipedia.org/wiki/De_revolutionibus_orbium_coelestium
http://www.astro.ufrgs.br/cop/index.htm

[ ]´s


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget