Pesquisar este blog

Carregando...

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

13 de ago de 2009

A Evolução dos Telescópios


Os telescópios são instrumentos que revolucionaram a maneira pela qual olhamos para o céu e grande parte de nossas descobertas a respeito do espaço e sobre os corpos celestes mais longínquos foi possível graças a sua criação e o seu aperfeiçoamento, desde o modelo mais simples utilizado por Galileu Galilei no século XVII até os mais modernos radiotelescópios e telescópios espaciais. Exibiremos a seguir, imagens e descrições dos telescópios que foram de fundamental importância para as descobertas na astronomia:



1- Telescópio de Galileu: Um modelo simples, consisitindo de duas lentes nas etremidades de dois tubos onde um desliza dentro do outro (Telescópio refrator). O instrumento foi usado pela primeira vez em observações da Lua, principalmente nas sombras de montanhas e bordas de crateras; permitiu a descoberta das manchas solares; as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto ),conhecidas como luas galileanas, em sua homenagem.




2-Telescópio de Newton: O exemplar construído por Isaac newton, diferente do de Galileu, utilizava um espelho para captar e focalizar a luz incidente (Telescópio refletor) e possuiavantagens em relação ao telescópio refrator, devido ao último sofrer efeitos de distorção de imagens. Atualmente os telescópios de grande porte são do tipo refletores.



3- Telescópio de Herschel: Possuia 12 metros de comprimento e através dele foi possível a descoberta de dois satélites naturais de Saturno ( Encélado e Mimas) , e os dois maiore satélites de Urano (Titânia e Oberon).




4- Telescópio Hooker: Inaugurado em 1917, foi utilizado por Edwin Hubble para reunir os indícios de que o Universo se encontrava ( e se encontra) em expansão.



5- Antena de Rádio de Karl Jansky: Construida para monitorar ondas curtas de rádio, acabou registrando ondas que vinham do dentro da Via Láctea. Representava o início da Radioastronomia.



6- Telescópio Hale do Observatório Palomar (Sul de Los Angeles): Levou 20 anos para ser construído e foi um instrumento fundamental no estudo dos Quasares.



7- Telescópio Espacial Hubble: Foi colocado em órbita da Terra a 400 Kms de distância possibilitando observações astronômicas sem interferência da atmosfera terrestre.


8- Os telescópios "Gêmeos" Keck: Estão localizados a 4.150 metros no pico do monte Mauna Kea (Havaí). Tem sido ndispensáveis na detecção de planetas extrasolares.


9-Observatório Chandra de Raios-X: Pioneiro em várias observações na faixa do raio- X, incluindo a primeira observação de jatos de matéria em Sagitário A e o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.



10- Telescópio Espacial Spitzer: Último dos grandes observatórios espaciais da NASA, este observa na faixa do infravermelho.Permitiu Um grande avanço no conhecimento da origem e evolução de estrelas , e de outros sistemas solares.

Fonte:http://www2.uol.com.br/sciam/multimidia/dez_telescopios_que_mudaram_nossa_visao_sobre_o_universo.html

Sugestões de Leitura:

Telescopio:http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio

A Mais Fascinantes Imagens Obtidas Pelo Telescópio espacial Hubble:

http://www.observatorio.ufmg.br/hubble2.htm

Os Herschel: Uma Família de Músicos e a Sua Contribuição Para a Astronomia:

http://www.eca.usp.br/njr/voxscientiae/Tania_Pereira_Dominici_Willian_Herschel.htm

Spitzer Image Gallery:

http://gallery.spitzer.caltech.edu/Imagegallery/chron.php?cat=Astronomical_Images

[ ]´s

8 comentários:

  1. Olá, sou a Raquel, tenho 13 anos e vivo na Madeira. Odeio Fisico-Química e Ciências, mas acho que pela primeira vez vou ter uma boa nota, pelo trabalho que a professora mandou fazer sobre os telescópios. Fiz sobre vários temas, mas um deles foi a evolução, e graças a este site, aprendi imensas coisas, e isso demontrou-se no trabalho. Não devia tar aqui a escrever, pois ainda tenho outro de Língua Portuguesa para fazer, mas não é tempo desperdiçado (;
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bem, ainda estou à procura de informação sobre os telescópios mas tenho a certeza que com este site a minha procura vai se tornar mais facil.
    Obrigada...
    XD

    ResponderExcluir
  3. Voces dão muitos erros de ortografia!!!!
    Estudem!!!

    ResponderExcluir
  4. esse site e muito legal o mais legal quer nao e quer ele e propaganda falsa e vol passar de ano so por esse site eu amo esse site

    ResponderExcluir
  5. comecei Fisico Quimicas este ano ,e aquilo nao foi assim disciplina que me "interessase", mas este blog esta muito bom, e até é uma optima fonte para quem nao gosta de estudar, mas gosta de internet ** adorei o sitee :) parabens e obrigada pelo Muito bom qe tirei no trabalho de F.Q sobre telescopios :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo, tambem começei FQ este ano e com este site tenho a certeza qe vou adorar FQ

      Excluir
  6. Adorei este site por me ajudar a fazer uma pesquisa importantíssima que vale uma nota muito alta. Muito obrigada por me ajudar

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã disse que este site é ótimo e eu fui ver, depois que eu li tudo eu gostei muito. Obrigada por ajudar a minha irmã.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Compartilhe!