Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

24 de ago de 2009

Você Sabia? (Curiosidades Blogásticas II)

1- Muitos já devem ter visto pela TV ou ouvido falar de um mamífero comumente encontrado nas águas australianas, que, possui um bico semelhante a de um pato, patas palmadas, adaptadas ao deslocamento no ambiente aquático e que põe ovos(!!!???), conhecido como ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus). Além de ser estranho o fato de ser um mamífero que põe ovos (juntamente com os équidnas, estes, membros da família Tachyglossidae), há um outro fato curioso sobre o ornintorrinco: Os machos da espécie possui um aguilhão associado a uma glândula secretora de veneno nas suas patas trazeiras. O veneno pode não ser fatal, porém, o azar de ter a pele perfurada por um ornitorrinco pode ser uma experiência bastante dolorosa!


2- Se acham estranho um mamífero venenoso, conseguem imaginar pássaros venenosos ? Não? Então digam olá às pequenas aves do gênero Pitohui, nativas da Nova Guiné. A pele e as penas de algumas espécies desse gênero, são dotadas de uma neurotoxina, conhecida como batracotoxina, que lhes conferem proteção contra parasitas externos e contra alguns predadores. Um detalhe interessante é que esses pássaros não produzem essas toxinas por si mesmos, eles as acumulam através do consumo de besouros do gênero Choresine, que seriam os verdadeiros produtores da substância. Pouco ainda é sabido a respeito dessas aves, mas nativos da Nova Guiné as consideram "impróprias para o consumo"...


3-Você sabe quais foram os pioneiros no uso do papel? As Vespas!!! Aliás, a "inspiração" para a confecção do papel por humanos foi a observação desses insetos na contrução dos seus ninhos (atribuída a T'sai Lun, na China, no ano de 105 D.C).As vespas trabalhavam através da coleta e mastigação de material vegetal, como pedaços de casca de árvores e folhas, que eram prensadas e misturadas com a saliva formando uma pasta que dava origem a um material resistente, semelhante a um papelão. Os chineses então passaram a produzir o papel e mantiveram os métodos dessa produção em segredo por aproximadamente 600 anos .


4- Você sabia que a Máquina de escrever no Brasil (pois outros dispositivos para a escrita mecânica já haviam surgido em outros países)foi inventada por um padre chamado Francisco João de Azevedo ? O padre, que possuia também conhecimentos de matemática e de mecânica expôs o protótipo de sua máquina em Pernambuco, ganhando medalha de ouro em presença do Imperador Pedro II, no ano de 1861 e expôs também no Rio de Janeiro.


5- Curiosidades sobre as estrelas: Estima-se que hajam 200 bilhões delas na nossa galáxia, a Via Láctea. As estrelas, por si, não piscam. Nós as vemos piscando devido a efeitos da atmosfera terrestre que influenciam a imagem da luz emitida por elas que chega aos nossos olhos. A densidade de uma estrela anã é tão grande, que apenas uma pequenina fração de seu material com tamanho suficiente para caber em uma colher, poderia pesar mais de uma tonelada. A estrela mais próxima de Terra depois do nosso Sol, a Alpha centauri, se encontra a uma distância aproximada de 4,5 anos-luz de nós (lembrando que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/seg. e que 1 ano luz corresponde à distância percorrida por ela em 1 ano, que é cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.)


6- Qual seria a forma de vida mais resistente à radiações e outras condições inóspitas? A Bactéria extremófila Deinococcus radiodurans é capaz de suportar 3000 vezes mais radiação do que qualquer ser humano. A explicação para tamanha resistência estaria no modo pelo qual o seu DNA está estruturado, permitindo grande faclidade no reparo por mecanismos intrínsecos, caso seja danificado por radiaçôes ou outros estresses externos.


Breve voltaremos com mais curiosidades!!

[ ] ’ s

Um comentário:

  1. Mt bom!!! Que estranho neh, um passaro venenoso =S ... nao sabia do ornitorrinco tmb!! adorei! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget