Daremos início a partir daqui a uma série de abordagens a respeito de um dos mais interessantes assuntos em fisiologia: O sistema imunológico humano. Nesta postagem descreverei brevemente as suas propriedades gerais, os seus componentes e alguns aspectos da resposta imune. Nas próximas matérias apresentaremos conteúdos mais detalhados e específicos a respeito de diversos tópicos pertinentes ao tema.
O sistema imunológico compreende um complexo conjunto de células e moléculas cuja finalidade é a defesa do organismo contra agentes infecciosos (ex: vírus, bactérias....), além de desencadear reações na presença de substâncias nocivas (ou potencialmente nocivas) externas (ex: toxinas inoculadas por serpentes venenosas ou outros animais venenosos). No processo imunológico também a a participação de determinados tecidos e órgãos tais como a medula óssea e os órgãos linfóides. Podemos dizer que possuímos um verdadeiro "exército" em nosso interior, preparado para entrar em ação caso surja algum "alerta de perigo".
Um indivíduo saudável assim o é, em grande parte, devido às eficientes ações de seus mecanismos de defesa. Pois do contrário seria altamente vulnerável à diversas enfermidades. Assim, o sistema imune é de fundamental importância para a manutenção de um bom estado de homeostase (equilíbrio) do organismo.
A imunidade pode ser dividida em duas categorias:
1- Imunidade inata -> A primeira linha de defesa, que executa respostas imediatas e inespecíficas logo que o organismo é acometido por um agente que possa causar algum tipo de dano ao mesmo. Também é chamada de imunidade natural ou nativa. Trata-se de uma imunidade onde as respostas são limitadas e de pouca diversidade.
2- Imunidade adquirida (ou adaptativa) -> Consiste na imunidade na qual são elaboradas respostas mais específicas e de grande diversidade na defesa do organismo. Ela se manifesta porteriosmente às respostas da imunidade inata.
As respostas do sistema imunológico podem ser através de moléculas de anticorpos (imunoglobulinas) que neutralizam os elementos que possam ameaçar o organismo (Resposta imune humoral), e através de células que atuam diretamente em diferentes funções imunes. As células do sistema imune produzem moléculas conhecidas como citocinas, que atuam principalmente na regulação da resposta e ativação de células; e produzem também moléculas de quimiocinas cuja função é a atração de células para os principais locais de infecção no organismo. Há também proteínas auxiliares conhecidas como proteínas do sistema complemento, que também desempenham importantes funções. As principais células e outros componentes do sistema imunológico humano são:


Linfócito B: Célula produtora de anticorpos

Linfócito T CD4+ Helper: Célula auxiliar que coordena as respostas imunes.

Linfócito T CD8+ Citotóxicas: células que destroem outras células que estejam infectadas além de executarem outras funções.

Representação de uma molécula de anticorpo

Representação do complexo C1 do sistema complemento

Célula dendrítica: Suas funções são relativamente similares às dos macrófagos

Neutrófilo: Celula fagocitária Polimorfonuclear

Células "Natural Killer" (NK): Celulas citotóxicas com importantes funções principalmente na imunidade inata.
Além destas há também os mastócitos, que são celulas importantes no contexto de reações alérgicas; Basófilos e eosinófilos. Embora o sistema imunológico represente um sistema de defesa bastante eficiente, ele não é perfeito. Muitos microorganismos causadores de doenças possuem mecanismos capazer de driblar as respostas de seus hospedeiros. Um outro fato importante é que mesmo estando presentes em nosso organismo "cumprindo" uma função de defesa,as respostas imunológicas são potencialmente perigosas para o próprio organismo. As manifestações clínicas de muitas doenças provocadas por microorganismos na verdade não são causados diretamente pelos mesmos, e sim pela resposta que o organismo desenvolve para combatê-los. Um outro risco seriam as doenças auto-imunes, que são aquelas nas quais o sistema imune reconhece elementos (ex: tecidos) do próprio organismo como sendo agentes estranhos e desenvolve respostas contra esses elementos.
As abordagens em imunologia são bastante abrangentes, podendo estar relacionadas a: Cânceres, doenças infecciosas, transplantes de órgãos, AIDS, alergias, venenos, etc... Em breve retornaremos com novas postagens relacionadas a este interessante e complexo tema. Até o próximo "Conhecendo o Sistema Imunológico".
Referência:
Abbas & Lichtman. Cellular and Molecular Immunology, 5a edição, Ed. Saunders
[ ]´s
´kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirameiiii...vc é muito inteligente amo quando um homem é assim!!!!!bjus
ResponderExcluirMuito obrigado! :)
ResponderExcluir[ ]´s
gostei..")
ResponderExcluirGosteii tbm!
ResponderExcluirMuito interessante! Parabéns pelo seu esforço e a sua iniciativa de possibilitar que esse tipo de informação chegue aos internautas.
ResponderExcluir