Pesquisar este blog

Traduções

Visitas


Counter

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceiros

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

3 de jan de 2010

Faces de Belmez: Fenômeno Paranormal?

Cidade de Belmez, Espanha, ano de 1971

Moradores de uma determinada residência afirmam que estranhas imagens de rostos humanos estariam aparecendo no piso de concreto da casa. A partir de então, constantemente as imagens apareciam e desapareciam, em intervalos regulares, no piso da tal residência.Essas O fenômeno é considerado por alguns parapsicólogos como sendo o mais importante do século XX.As faces passaram a ser fotografadas por jornalistas e visitantes. Entre as hipóteses para uma possível explicação está a "fotografia psíquica", que inconscientemente produzida pela proprietária da casa, Maria Gomez Cámara. Para os céticos, seria apenas um caso de falseabilidade . Exibiremos abaixo um vídeo sobre o suposto fenômeno:


video

As aparições começaram em Agosto de 1971, quando a Maria Gómez alegava que uma imagem de face humana surgira espontaneamente no chão de sua cozinha. O seu marido e o seu filho destruiram a imagem, mas de nada adiantou pois dias depois uma nova imagem havia se formado. A casa ficou conhecida como "La casa de las caras" e as imagens de rostos continuavam a aparecer e poderiam ser rostos femininos ou masculinos nos mais variados formatos e expressões. O caso ficou ainda mais intrigante quando em uma escavação para investigar o local, foram encontrados ossos humanos abaixo da lareira.

Durante anos investigadores pesquisaram o local, especialmente os pesquisadores do paranormal. A hipótese da pareidolia (fenômeno psíquico associado à simbologias interpretadas através de padrões tais como desenhos em nuvens, músicas escutadas "ao contrário , etc.) pode ser considerada em algumas imagens. As análises laboratoriais indicavam que as imagens posteriores eram feitas através de nitrato de prata, assim as imagens dos rostos não apareciam imediatamente, mas sim dias depois, criando uma convincente "sobrenaturalidade". Havia um jogo de interesses por trás de tudo isso, pois um fotógrafo local estaria vendendo as fotos dos rostos e o casal que morava na casa estaria lucrando com esta situação. Considerando que poderia se tratar de um caso de fraude, de onde será que poderia ter partido?

Sugestão de leitura:

Bélmez Faces:

http://en.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9lmez_Faces

Pareidolia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia

Las Caras de Bélmez:

http://www.arp-sapc.org/articulos/belmez.html

Especial Caras de Bélmez, El Fraude Paranormal más Importante de la Historia:

http://www.editorialbitacora.com/bitacora/resumenbelmez/resumenbelmez.htm


[ ]´s

2 comentários:

  1. Interessante, não conhecia essa história.

    Muito bom seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Fran! =) Estarei trabalhando para publicar muitas coisas interessantes por aqui em 2010 e a participação tua, assim como a de outras pessoas são fundamentais para que este espaço cresça com cada vez mais qualidade. Sempre que puder esterei te visitando tb, pois valorizo muito a arte de escrever. Beijos e tudo de bom para ti em 2010. =)

    [ ]´s

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget